Dúvidas

Home / Dúvidas

Zona Leste

Zona Sul

Centro

Zona Oeste

Zona Norte

Grande Sao paulo

Litoral

O condicionamento do ar é um sistema que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado. Podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente.

Hoje um aparelho de ar condicionado já possui função de refrigeração, aquecimento, ventilação, umidificação, desumidificação, e até mesmo filtro que retem bactérias, ácaros, “gripe suína” o H1N1.

O Condicionador de Ar é o nome mais correto para o AR CONDICIONADO, pois ele proporciona para que um ambiente fechado fique com o AR CONDICIONADO, porém hoje todos já chamam este produto de AR CONDICIONADO.

 

O sistema split é divido em duas ou mais unidades. Uma unidade externa (condensadora) e uma ou mais unidades internas (evaporadora).A ideia deste produto é diminuir o nivel de ruído do aparelho dentro do ambiente, pois o compressor, que é o item com maior nível de ruído, fica na unidade externa (condensadora). A interligação entre as unidades é feita através de uma tubulação frigorífica, utilizando cobre ou alumínio.

Unidade Externa (condensadora): destinada a mudança do estado do refrigerante de gasoso para liquido, instalada externamente em local de fácil acesso, e distância pré-definida pelo fabricante do equipamento.

Estes são os aparelhos compactos, produto com um corpo único, que pode ser instalado na parede ou na janela, hoje estes produtos já possuem um baixo consumo de energia. Não são tão silenciosas quanto a linha Split, porém os modelos novos já tem um ruído menor. O evaporador e o condensador ficam juntos dentro do mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo alteração de fachada.

Sistemas de condicionamento de ar possuem quatro componentes básicos:

1- Compressor
2- Condensador
3- Evaporador
4- Motor Ventilado

Principio do funcionamento:

O condicionador de ar tem como seu principal objetivo deixar ambientes em temperaturas agradáveis criando uma sensação de conforto térmico (aquecendo ou refrigerando) ou até mesmo em determinados ambientes em que o seu uso é indispensáveis como por exemplo: CDP, Laboratórios, Hospitais, etc.

O principio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.

Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura, qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema